sexta-feira, 27 de julho de 2018


Provérbios 25:9
Pleiteia a tua causa com o teu próximo mesmo e não descubras o segredo de outro.
Questões particulares e pessoais devem permanecer particulares e pessoais. Se você tem uma questão contra uma pessoa, trate disso com ela. Ninguém precisa saber, e contando a qualquer pessoa isto se tornará o pecado de fofocar, cochichar e espalhar boatos. Você não deve só guardar esta regra de sabedoria para você mesmo, como também deve ajudar outros a guardarem ela também (Pv 25:23) Compra a verdade, e não a vendas; e também a sabedoria, a instrução e o entendimento.
 Isto é valiosa sabedoria. Isto é uma condenação clara de um pecado popular. A maioria dos homens e das mulheres são tão egoístas e odientos, que preferem espalhar as suas desavenças com outros, ao invés de tratá-las diretamente com bondade. A maior parte das dissensões e das disputas entre homens é causada pela violação frequente deste simples provérbio (Pv 26:20) Sem lenha, o fogo se apagará; e não havendo intrigante, cessará a contenda.
Revelar informações particulares a respeito de uma pessoa é estuprar a reputação dela. É uma ofensa séria. Ela está resumida nos Dez Mandamentos em seu artigo sexto, "Não matarás", pois qualquer atividade odiosa contra outra pessoa quebra esta lei (Mt 5:21-22)
 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.
Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.
 Somente pessoas tolas ou más não têm nenhuma consideração pelo caráter ou reputação dos outros.
 A quantidade e a severidade dos avisos contra este pecado na Bíblia provam o quanto Deus o odeia. Ele é tratado numerosas vezes nos dois testamentos
(Lv 19:16)  Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não te porás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o Senhor.
 (Sl 15:3) Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo;
 (Rm1:29-30) Estando cheios de toda a iniqüidade, fornicação, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;
Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães;
E Salomão frequentemente os condenou nos seguintes Provérbios
(Pv 11:13) O mexeriqueiro revela o segredo, mas o fiel de espírito o mantém em oculto.
 (Pv 20:19) O que anda tagarelando revela o segredo; não te intrometas com o que lisonjeia com os seus lábios.
(Pv 26:22) As palavras do intrigante são como doces bocados; elas descem ao mais íntimo do ventre.
Há dois tipos de causas com seus próximos. Ou eles o ofenderam por alguma ação deles, ou você os ofendeu por uma ação sua. Nos dois casos, a regra é a mesma: acerte a questão diretamente com eles. Não espalhe qualquer conhecimento da questão para mais ninguém. Tanto a bondade como a sabedoria guardará em segredo a questão entre os dois.
Jesus expandiu este provérbio de uma forma maravilhosa. Ele ensinou claramente a forma de agir quando alguém lhe ofende. Ele disse, "Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão."
(Mt 18:15) Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão;
 Preste bem atenção às Suas palavras, que mantém em segredo a questão.
Ele também ensinou claramente a linha de ação quando você ofende alguém. Ele disse, "Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta."
 (Mat. 5:23-24) Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.

Se você não tem a glória de ignorar a ofensa pessoal dos outros
(Pv 19:11) A prudência do homem faz reter a sua ira, e é glória sua o passar por cima da transgressão.
 pelo menos demonstre um pouco de justiça ao manter as ofensas deles entre você e eles (Pv 17:9) Aquele que encobre a transgressão busca a amizade, mas o que revolve o assunto separa os maiores amigos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para nossa Reflexoes Qual Nossa Real Motivação? "Dai ao SENHOR a...