sexta-feira, 21 de julho de 2017


TEMPOS DIFÍCEIS: RIQUEZAS ILÍCITAS.
Pastor João Marcos Ferreira – 18/07/2017.
(II TIM. 3:1-5) ... Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.
Já estamos vendo, ouvindo e vivenciando em praticamente todas as áreas, inclusive em determinadas Igrejas? A Palavra de Deus através de Jó e Moisés, nos alerta:
(Jó 36:18-19) ...Cuidado! Que ninguém o seduza com riquezas; não se deixe desviar por suborno, por maior que este seja. Acaso a sua riqueza, ou mesmo todos os seus grandes esforços, dariam a você apoio e alívio da aflição? (Ex. 23:8,9) ...Também suborno não aceitarás, porque o suborno cega até o perspicaz e perverte as palavras dos justos. Também não oprimirás o forasteiro; pois vós conheceis o coração do forasteiro, visto que fostes forasteiros na terra do Egito.
• Vejamos o que diz a Lei Natural dos próprios homens: 
CC - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Art. 884. Aquele que, sem justa causa, se enriquecer à custa de outrem, será obrigado a restituir o indevidamente auferido, feita a atualização dos valores monetários.
Parágrafo único. Se o enriquecimento tiver por objeto coisa determinada, quem a recebeu é obrigado a restituí-la, e, se a coisa não mais subsistir, a restituição se fará pelo valor do bem na época em que foi exigido.
• Vejamos ainda o que diz a Palavra de Deus:
- O homem que obtém riquezas por meios injustos é como a perdiz que choca ovos que não pôs. Quando a metade da sua vida tiver passado, elas o abandonarão, e, no final, ele se revelará um tolo.
(Jeremias 17:11).
- Tiago, cap. 5. Tiago faz comentários diversos, como as riquezas adquiridas de forma corrupta, que trarão desventuras futuras. São ouro e prata gastos de ferrugens; esta ferrugem servirá de testemunho contra eles e há de devorar suas carnes como fogo; os salários dos trabalhadores que não foram pagos estão clamando; vocês estão vivendo fartamente seus dias sobre a terra engordando; tendes condenado e matado o justo. Tiago exorta as igrejas para serem pacientes até a vinda do Senhor, pois ela está próxima; não se queixem uns dos outros; o juiz está às portas; ter como exemplo os profetas; a paciência de Jó; não jurando nem pelo céu nem pela terra e nem por qualquer outra coisa; que o seu falar seja sim sim não não para não caírem no juízo.

- (Prov. 22:16-23) ...O que oprime ao pobre para se engrandecer a si mesmo, ou o que dá ao rico, certamente empobrecerá. Inclina o teu ouvido e ouve as palavras dos sábios, e aplica o teu coração ao meu conhecimento. Porque te será agradável se as guardares no teu íntimo, se aplicares todas elas aos teus lábios. Para que a tua confiança esteja no Senhor, faço-te sabê-las hoje, a ti mesmo. Porventura não te escrevi excelentes coisas, acerca de todo conselho e conhecimento, Para fazer-te saber a certeza das palavras da verdade, e assim possas responder palavras de verdade aos que te consultarem? Não roubes ao pobre, porque é pobre, nem atropeles na porta o aflito; Porque o Senhor defenderá a sua causa em juízo, e aos que os roubam ele lhes tirará a vida.
- (Ecl. 5:10-12). Quem amar o dinheiro jamais dele se fartará; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isto é vaidade. Onde os bens se multiplicam, ali se multiplicam também os que deles comem; que mais proveito, pois, têm os seus donos do que os ver com os seus olhos? Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco quer muito; mas a fartura do rico não o deixa dormir.
- (Prov. 11:4) ...De nada vale a riqueza no dia da ira divina, mas a retidão livra da morte.
- (Salmos 62:10) ...Não confiem na extorsão nem ponham a esperança em bens roubados; se as suas riquezas aumentam, não ponham nelas o coração.
Você que acha que tendo o poder e a riqueza não precisa de nada, Veja o que escreveu, João, inspirado por Deus à Igreja que estava em Laodicéia:
 (Apoc.3:14,17) ... E ainda dizes: ‘Estou rico, conquistei muitas riquezas e não preciso de mais nada’. Contudo, não reconheces que és miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu!
Finalizo com as palavras de Salomão:
 (Prov. 22:1) ...Vale mais ter um bom nome do que muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro.
Quer agradar ao Senhor? Assim diz o Senhor: "Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza, mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender- me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado", declara o Senhor. (Jer. 9:23-24).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para nossa Reflexoes Qual Nossa Real Motivação? "Dai ao SENHOR a...